segunda-feira, 7 de novembro de 2011

EXPEDIÇÃO A PIQUI DA RAMPA-ADOLESCENTES MOBILIZADOS, PROFESSORES, DIRETORES, ARTICULADORA DO SELO, MOBILIZADORA E MORADORES COMUNITÁRIOS VISITAM COMUNIDADE QUILOMBOLA PIQUI DA RAMPA

No dia 22 de setembro de 2011 às 7:00hr, a Srª Ivete Pereira Almeida Articuladora do Selo, Mobilizadora do Tema “Cultura e Identidade – Comunicação para a Igualdade Étnico - Racial”, os Adolescentes Mobilizados Pró-Selo Beatriz, Éudinéia, Jéssica e Luana, alunos mobilizados, Professores, Diretores e Líderes Comunitários que fazem parte do Grupo de Trabalho do tema “Cultura e Identidade” visitaram a Comunidade Quilombola Piqui da Rampa. A chegada à comunidade dos quilombola teve inicio às 09:00h, onde foram recebidos pelos líderes comunitários.


 
 




 
 Em seguida a este momento visitaram a área de reprodução agrícola de exatamente 6 hectares e meio.
Acompanhados pela equipe de moradores – agricultores:
Marcos Vinícius
Ivaldo
Genival
José Orlando
Francisco de Assis
Daniel
Leandro


Visitaram toda a área, onde viu-se a viveiro de plantas e as plantações com diversas espécies de vegetais, tais como:
Maxixi, Pimentas, Pipino, Alface, Repolho, Quiabo, Cenoura, Milho, Cheiro Verde, abóbora, Maracujá, Vinagreira, Berinjela, Batata – Doce, Cebolinha, Mamão e Banana.
Logo depois, ouvimos a respeito da história, o por que do nome “Piqui da Rampa”, como a comunidade conseguiu organizar-se etc.
A visita teve seu término às 12:00h e dessa pudemos observar a união e graça de entendimento dos quais utilizam-se para desenvolver a associação de moradores.
A comunidade que tem seu certilicado de comunidade quilombola, através de um sistema de organização designa a função das 25 famílias ativamente envolvidas na produção agrícola – embora sejam 32 famílias existentes na mesma e embora quase que Independente de governo supera-se no que diz respeito ao empreendimento agrícola.
A viagem foi para finalidade de capacitar os adolescentes que fazem parte do Grupo de Trabalho (GT) do tema “Cultura e Identidade – Comunicação para Igualdade Étnico – Racial”, tema que deverá ser trabalhado nas escolas em que estudam:

E.M. Wladimir Barbosa Uchôa (Sede)
E.M. Quilombola Iscolate Aguiar (Escola Piloto)
E.M. Artur Costa e Silva (Sapucaial)
E.M. José Luís Inácio (Estiva dos Cotós)

E o mesmo sem dúvidas merece esse esforço para o crescimento social de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário