segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

VISITA À COMUNIDADE DE FINCAPÉ II PARA DIVULGAÇÃO DO TEMA “CULTURA E IDENTIDADE: COMUNICAÇÃO PARA IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL”


Aos 16 de outubro de 2011, o GT - Grupo de Trabalho do tema Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico Racial, realizou reunião na comunidade quilombola Fincapé II onde foi recebido cordialmente por todos os moradores.
O presidente da associação, Srº Antonio Francisco Coelho conhecido como “Velho”, fez acolhida do GT. A finalidade do encontro foi a apresentação do tema “Cultura e Identidade- Comunicação para Igualdade Étnico-racial”, onde houve uma palestra com a Articuladora do Selo, Ivete Pereira Almeida, explicando a importância do resgate da cultura, das danças, das culinárias e da religiosidade, em seguida, Lígia Brito- Mobilizadora do tema reforçou a importância de buscar aquilo que “nós, afro descendentes, estamos deixando morrer”. 
ARTICULADORA DO SELO
GESTOR ESCOLAR DA E.M. BENEDITO LEANDRO DO LAGO
E PROFESSORA MOBILIZADA
 
 
ADOLESCENTE MOBILIZADA BEATRIZ
Em seguida o corpo docente da Escola Municipal Benedito Leandro do Lago, composto pelos, gestor escolar José Ribamar Reis Penha, Professores Wilson Mendes e Lidiane de Jesus falaram da fundamental importância que tem o apoio da comunidade para que possam desenvolver suas atividades tanto no resgate de dança, religiosidade e o engajamento dos jovens da comunidade nesse processo, a comunidade manifestou a mesma preocupação, pois sabem que suas raízes estão sendo lembradas somente pelos mais velhos da comunidade: “A juventude não quer participar pois, acha que essas danças são coisas de velhos”- Fala de um morador.
A comunidade ficou grata com a visita realizada e feliz por está tendo a sua cultura, Resgatada e valorizada pela E.M. Benedito Leandro do Lago.

 MORADORES DA COMUNIDADE
   MORADORES E MOBILIZADORA DO TEMA "CULTURA E IDENTIDADE"

 
CRIANÇAS BATENDO TAMBOR
 
CLOSE DE MENINOS FINCA PESENSES
Ao final dos trabalhos a comunidade fez uma demonstração do “Tambor de Crioula”- uma manifestação popular, que por sinal, foi dançada com muita animação pelos moradores, pela mobilizadora do tema Lígia Frazão e pela professora Lidiane por fim o diretor da Escola representada, lançou um desafio à comunidade, que preparasse jovens para tocar tambor de Crioula como estímulo para resgatarem esta dança que faz parte da Cultura da comunidade de Fincapé II, a escola tem  um grupo de meninas que dança tambor de crioula, o desafio é formar um grupo com os meninos  da comunidade que baterão os tambores e as meninas da Escola Municipal Benedito Leandro do Lago que dançarão. Os moradores da comunidade aceitaram o desafio. 

O encontro teve seu término às 11:00h (manhã) com total satisfação de moradores e do grupo de trabalho do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário