sexta-feira, 2 de março de 2012

E.M. PEDRO NEIVA REALIZA CAMPANHA ESCOLAR CONTRA O RACISMO



No primeiro momento da realizaçao da campanha foi exposto por toda escola alguns cartazes com os seguintes questionamentos:
  • O que é racismo?
  • Você já foi vítima do racismo? Onde? Quando?
  • Quais as consequências do racismo ?
  • Você gosta de sua cor?
  • Você é racista?
  • O que diz a Constituição Brasileira sobre o racismo?
Com o objetivo de despertar nos educandos o interesse pelo tema. E esta metodologia realmente causou o efeito esperado, pois no momento que eles entraram na escola e se depararam com os cartazes ficaram bastante receptivos o que facilitou o trabalho dos professores em sala de aula durante a exposição do tema.
Em seguida houve a explanação nas turmas onde os alunos discutiram, tiraram dúvidas e executaram algumas tarefas como leitura de textos informativos e produção textual através da descrição de imagens.
Sendo que no dia 26 de agosto ocorreu a reunião com os pais com o objetivo de mobilizá-los para que eles possam participar das atividades que serão desenvolvidas na escola.
No terceiro momento foram trabalhados os textos : RACISMO NO BRASIL E O RACISMO NA ESCOLA.Após o estudo foi possível diagnosticar que os alunos estavam realmente empenhados na campanha. Sendo que com os textos eles ainda puderam identificar se já tinham cometido ou sofrido algum tipo de racismo na escola com os colegas ou no meio social.Já no quarto momento assistiram o vídeo : O IMPACTO DO RACISMO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA, onde foi abordado alguns dados relacionados as crianças indígenas, negras e pobres no Brasil e as dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo.E após explanados os temas relacionados a campanha,iniciou-se os ensaios das apresentações e a confecção de cartazes e faixas para o dia da culminância da campanha.
No dia 30 de setembro ás 7:30 ,alunos,professores e pais se reuniram em frente a casa do sr. Alcemir no início do povoado Areal para iniciar a passeata contra o racismo.Inicialmente todos foram convidados a se organizarem atrás do carro de som e antes da saída todos cantaram o Hino de Presidente Vargas,dando assim início a passeata na qual vários alunos exposeram suas mensagens através de cartazes e faixas. No percurso foram feitas três paradas, sendo a primeira em frente a casa do sr. Zé da Hora,onde a professora Gisele fez a leitura do texto: Racismo no Brasil, a segunda em frente a casa do sr. Chico Branco onde foi feita a leitura do texto :O que diz a Constituição Brasileira sobre o racismo e a última parada foi em frente a residência de dona Oscarina onde a professora Maria da Conceição C. Bispo leu a mensagem : O racismo na escola. O Srº Milson, Coordenador do Conselho Municipal de Alimentaçõa Nutricional fez a leitura das dez maneiras de como contribuir para uma infância sem racismo. Em seguida todos assistiram, na escola, as seguintes apresentações cênicas:
  • ETNIAS DO BRASIL ( alunos do 6º ano)
  • REPENTE ( alunos do 7º ano)
  • PARÓDIA ( alunos do 9º ano)
  • MENSAGEM (Franklin Jones do 6º ano) e
  • A LENDA DO ARCO-IRIS ( alunos do 8º ano)
Porém o momento mais sensibilizador foi o depoimento inesperado do aluno Marcos Pereira (9º ano) que declarou ser vítima do racismo há muito tempo e que isso lhe proporcionava muito sofrimento. Declarou ainda que esta campanha certamente ajudará a sensiblizar os alunos e demais pessoas a respeitar e aceitá-lo do jeito é. Após seu depoimento alguns pais também agradeceram a direção e aos professores pela realização da campanha . E aproveitando o ensejo, a gestora Maria de Jesus G. Veloso mencionou a importância do desenvolvimento deste trabalho, enfatizando que o objetivo da campanha era estimular as crianças e os adolescentes a reconhecer , valorizar e preservar as culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas e promover uma educação para a igualdade étnico- racial . Finalizou-se ás 12:00 horas com um almoço para todos os presentes.
Dessarte, é plausível ressaltar que a campanha conseguiu atingir seus objetivos e seu desfecho foi além de nossas perspectivas e por esse motivo destacamos o dia da culminância como sendo também o DIA D FAMÍLIA NA ESCOLA pois, foi uma data marcante para toda a comunidade escolar Pedro Neiva, visto que houve grande participação e interação entre todos os envolvidos no processo educacional.

2 comentários:

  1. Li o texto, captei a mensagem. É muito importante que tais acções sejam continuamente levadas a cabo, afim de prevenir futuros casos e desencorajar os que já acontecem.
    Repostei um trecho, agora, no blogue HighSchool Times, com o link para a mensagem original.

    Saudações,
    C. Neto.

    ResponderExcluir